1 de março de 2010

Domingo, no sofá, assistindo TV? Nem pensar.


     Eu não tenho costume de usar este blog para desabafar ou relatar algum tipo de experiência própria, mas vou deixar essa regrinha de lado durante alguns minutos, apenas para dizer o quanto me sinto deslocado, quando o assunto é programas de tv. Confesso que sou adepto dos real times¹ e sempre acompanho o ibope² das emissoras de tv aberta do Brasil. Também acompanho a dança das cadeiras dos atores, apresentadores e jornalistas. Sem mais delongas, o motivo de eu estar digitando essa mensagem é a falta de programação, digamos, adequada e válida para um final de semana.
A Globo, uma das maiores emissoras de tv do mundo, diz ter o ''Q de qualidade'', mas exibe algum filme do Eddie Murphy  trocentas vezes por ano. Ela teima em deixar no ar o cara mais sem graça da televisão brasileira, embora, por muitos, seja visto como o melhor humorista do país, pai das criancinhas  desamparadas, embaixador da Unicef e blá blá blá. Claro que, por motivos óbvios, não citarei o nome dele aqui. Outra coisa que me deixa um tanto nervoso, é o fato da poderosa Globo ter aderido o molde assistencialista das outras emisoras (quero deixar claro que ajudar é sempre bom, e credito quem faz isso, desde que não haja segundas e terceiras  intenções por trás desses favorzinhos). Desde o momento em que eu entendi alguma coisa sobre eleições, as minhas quizilas com a família, dona da Q de qualidade, só faz aumentar.
     E a TV MAIS  FELIZ DO BRASIL? Sim, é pra rir. A emissora perdeu o equivalente a oito redetv's em cinco anos³. Eu não consigo entender algumas atitudes de um dos maiores propagandistas do Brasil. Exibir pestinhas, cutucando o nervosismo dos pais, em plena noite de sábado é o fim da meada. Aquele Roda a Roda Jequiti é de uma estupidez sem tamanho. E o Show da Gente? O Netinho, dias desses, diz se sentir um sociólogo de atitude, pois não enxerga a sociedade com olhar acadêmico, e sim com o coração ( vergonha alheia).  E a Maisa? Ela cansa. Cozinharam o franguinho com tanto êxtase, que o caldo se esvaiu . E o Domingo Legal? Consegue realizar o sonho de tanta gente, mas não dá conta nem do seu. Eliana? Eu até gosto quando passa alguma curiosidade sobre os animais, mas o resto, é a cara da Eliana mesmo. Adooooooro! E lá vem ele de novo, às dezenove horas, de um domingo que era para ser animador:Roda a Roda Jequiti. Céus! O Programa Sílvio Santos é salvo pela simpatia e carisma do apresentador, mas os seus convidados... O próximo é o campeão da falta do bom senso: Pegadinhas Picantes (sim, eu já assisti), que de picante não tem nada. Se desse para pelos menos brigar de cinco ( entenda como quiser).
     A TV DE PRIMEIRA! A CAMINHO eterno da LIDERANÇA. Que a Rede Record se mostrou uma organização visionária, ninguém pode negar. É a atual vice-lider de audiência. Comprou alguns atores globais, adquiriu direitos de exibições de importantes acontecimentos mundiais, mas isso não a faz um tv de primeira. Eu vou tentar ser o menos parcial possível, pois antipatia que tenho pela Record é enorme. Aquele ''Você acredita em Deus'', ''Então Você Acredita em Milagres'' é quase um tenha fé em Deus, mas prove, doando o seu carro, sua casa e seu cheque para Jesus. Eu não sabia que Jesus tinha carteira de motorista, que Ele pagava IPTU ou que também era alvo das tributações bancárias. Se Ele pagasse IPTU, teria muitos motivos para se preocupar. Eu ainda espero ver o '' VISA, Aceito Aqui e Aonde Você For'' estampado na portaria da IURD. Gente, como uma emissora, que se diz a caminho da liderança, exibe PICAPAU inúmeras vezes por dia? Aquele Tudo é Possível faz jus ao nome, pois ele ainda consegue ser tão ridículo quanto um certa universitária expulsa, que, dias desses, estava no ''O Pior do Brasil'' à procura de um dote.
O Progama do Gugu é o retrato da  ganância da rede Record. Contratado por oito anos, por um quantia equivalente a trezentos milhões, Gugu faz a Record perder o bom índice de audiência, herdado do Domingo Espetacular em questões de segundos. Também pudera. Quem está interessado em comemorar a vitória de um cão corinthiano em plena noite de domingo? Quem está interessado em assistir ''Top 10 da Internet'', quando o número e internautas do Brasil é um dos mais cresce no mundo? Quem estar interessado em ''Sonhar mais um Sonho'', quando não estamos dando conta nem dos nossos?
     É triste ver que a programação dos canais de tv aberta do Brasil não tem nada de educativo, mas, se tivesse, poucos assistiriam. Não menciono a Band, RedeTV e Cia por que acho que elas são extensões destas mencionadas neste texto.
Eu, que sou um telespectador assíduo, estou concluindo que já está mais do que na hora de mudar os meus hábitos. A partir de hoje, tornar-me-ei um leitor fanático, tão fanático, que não terei mais tempo para perder, com as babaquices e asneiras que se saem das bocas das tais celebridades deste país.





PS: Sim, a montagem está horrível, também pudera. Eu a fiz no horário da aula de Ciências Sociais Aplicadas. Sorry.




¹ audiencia dos canais abertos, em grupo seleto de telespectadores, em tempo real.
² neste caso, ibope quer dizer audiência dos canais, embora a palavra em si remete  ao Insituto Ibope, empresa que atua no ramo de pesquisas.
³ informação retirada do PNT, Painel Nacional de Televisão.


Nenhum comentário: